segunda-feira, 28 de maio de 2012



História do Chapeuzinho Vermelho:

1. Dados de Identificação:
Atividade: Atividade criada com o programa Hotpotatoes
Período de desenvolvimento da atividade: 3 aulas de 45 minutos.

2. Características sensório-cognitivas exigidas para a realização da atividade: Atenção, Percepção, leitura e escrita.

3. Habilidade a ser desenvolvida: Interpretação de texto e criatividade.

4. Objetivos: 
§         Instigar a criatividade;
§         Trabalhar a compreensão de seqüência lógica;
§         estimular a leitura de imagens e escrita;
§         demonstrar os sinais (Língua Brasileira de sinais) que ainda não são conhecidos.
§         Trabalhar o conceito dos novos sinais.

5. Conteúdo: História do Chapeuzinho Vermelho.

6. Desenvolvimento da atividade:
Ver a Fábula do Chapeuzinho Vermelho em LIBRAS, com um CD que tem na Escola. Apresentar seis (06) figuras da história para pintar, depois scanear e copiar no computador, elaborar jogos/atividades a partir destas figuras, utilizando o programa HotPotatoes (constrói atividades que rodam na Web). A primeira atividade consiste em ordenar as figuras conforme a história:



Em seguida, conferir e deixar que reconte a história a partir das figuras. A segunda atividade consiste em reconhecer a palavra escrita de acordo com a imagem apresentada:

Para finalizar será apresentado uma cruzadinha utilizando as imagens e palavras da história. Todas relembrando os sinais e conceitos já vistos desde o início:

 
7. Recursos de apoio (por exemplo, tecnologia assistiva): serão utilizados sempre o apoio de imagens e figuras com sinais que se fizerem necessárias de acordo com a dificuldade de cada aluno.

8. Estratégias de acompanhamento da atividade: Como esta atividade será trabalhada com um grupo de crianças com surdez e com faixa etária (6, 7 e 9 anos) e potencialidade diferente, está sendo feita a mediação juntamente com o interprete de acordo com a necessidade de cada um.

9. Observações: Iniciamos e atividade esta semana, contudo ainda não foi concluído. A história foi vista mais vezes para uma melhor compreensão, por isso respeitaremos o tempo dos alunos. 

Um comentário: